História
Dr. Agostinho Albano de Almeida
O Dr. Agostinho Albano de Almeida nasceu em Aldeia da Cruz (atual cidade de Ourém), em 27 de Outubro de 1819.
De 1836 a 1845, estudou na Universidade de Coimbra, tendo-se licenciado em Medicina, depois de ter estudado Matemática e Filosofia.
Regressado à sua terra natal, ali desenvolveu reputado trabalho que lhe granjeou grande admiração e respeito dos seus contemporâneos. Possuía uma vasta cultura, bem como profundas convicções religiosas e invulgares qualidades humanas.
Em 1885, redigiu o seu testamento no qual determinou que o rendimento dos seus bens deveria ser destinado à criação de um Hospital para pessoas pobres e, logo que possível, a fundação de um Asilo para idosos carenciados.
Em Outubro de 1891, cerca de um ano após a sua morte, é criado o “Hospital Santo Agostinho” que funcionou como Hospital Concelhio até 1992.
O Asilo, hoje “Centro de Apoio a Idosos”, outra disposição testamentária do Dr. Agostinho Albano de Almeida, apesar de concluída a construção de edifício próprio em 1916, por vicissitudes várias, nomeadamente de ordem financeira, só em 20 de Janeiro de 1946 foi inaugurado, abrindo as suas portas aos idosos mais carenciados.